Governo da Paraba

 

Governo da Paraíba discute Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade compra Institucional

20150827054419O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), está articulando com cooperativas e associações o início do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Compra Institucional. Para tanto, promove uma série de reuniões com presidentes de associações comunitárias rurais e de cooperativas da agricultura familiar, com o objetivo de analisar e discutir estratégias de fornecimento ao programa bem como realizar um levantamento da produção para comercialização. A ação tem parceria da Secretaria Executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária.

 

 

De acordo com o gerente do PAA pela Emater, Flávio Borghezam, as primeiras compras deverão ser efetuadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a partir de setembro, após publicação do edital de compras, quando serão selecionadas as propostas vencedoras. Ele adiantou que está sendo realizado um levantamento da produção no Estado para saber a oferta de produtos disponíveis para a comercialização pelas cooperativas e associações da agricultura familiar. “É essa oferta de produtos que será encaminhada como sugestão a SEAP, para subsidiar o lançamento do edital de compras, construindo desta forma, uma proposta em parceria com os agricultores familiares e suas representações”, disse.

 

 

O gerente do PAA informou ainda que a Secretaria de Administração Penitenciaria já sinalizou com a possível compra de vários produtos oriundos da agricultura familiar, dentre outros, batata doce e inglesa, inhame, jerimum, banana, laranja, pimentão, coentro e cebolinha.

 

20150827054420Reuniões – A primeira reunião sobre o PAA – modalidade Compra Institucional aconteceu na terça-feira (25), na sede do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado (Interpa). A segunda vai ocorrer, nesta quarta-feira (26), em Campina Grande, na sede do escritório regional da Emater, localizado na Avenida Assis Chateaubriand, e quinta-feira (27), será a vez do município de Sousa, no alto Sertão, com início previsto às 9h, no IFPB, situado na av. Gastão Medeiros Forte, bairro Jardim Sorrilandia.

 

A presidente da Cooperativa Agrícola Mista dos Produtores Rurais do Assentamento Nova Vida, em Pitimbu, região administrativa da Emater de João Pessoa, Sueles Targino, que participou da primeira reunião, disse estar otimista com a iniciativa do governo em viabilizar a comercialização institucional do PAA, “que nos dar a oportunidade de produzir e planejar com segurança o fornecimento dos nossos produtos. Agora, com essas reuniões, a base está sendo ouvida, ou seja, estamos sendo tratados como agricultores capazes de produzir e sabendo a quem vender”, comemorou.

 


EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Coordenadoria de Informática - Assessoria de Comunicação
BR 230 - KM 13,3 - CEP: 58.109-303 - Cabedelo - PB
Telefones: (83) 3218-8100 - (83) 3218-8101