Governo da Paraba

 

Emepa e Embrapa criam sistema para recuperar ecossistema que ajuda convivência no Semiárido

DSC 0737O Governo do Estado, por meio da Emepa, empresa da Gestão Unificada Interpa/Emepa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e a Embrapa Solos, firmaram parceria para implantar o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que consiste em uma alternativa de renda, conservação de solo e recuperação das pastagens visando a convivência no Semiárido, mesmo em períodos de longas estiagens. As pesquisas são desenvolvidas em duas Estações Experimentais da Emepa: Alagoinha e Umbuzeiro.

 

 

O sistema consiste em uma nova abordagem que visa aliar produção sustentável com a preservação dos agroecossistemas, por meio da integração de atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, buscando efeitos simultâneos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica.

 

Segundo a pesquisadora Ivonete Berto Menino, foram implantadas duas Unidades Técnicas de Referências com 1,6 hectare cada, contemplando a combinação de componentes de integração entre lavoura, pecuária e floresta. O modelo proposto terá as seguintes lavouras: milho e feijão macassar, espécies florestais como sabiá, eucalipto e gliricídia e a brachiaria destinada à pecuária.

 

DSC 0746O projeto de pesquisa faz parte da chamada 11/2013 – Macroprograma 4 em rede no Nordeste, transferência de tecnologia em rede para sistemas de integração lavoura-pecuária e floresta. “O objetivo é desenvolver ações estratégicas que contribuam para disseminação de conhecimentos e promovam a adoção de tecnologias relacionadas à intensificação sustentável de sistemas de integração de produção animal e vegetal na Paraíba”, comentou a pesquisadora.

 

O sistema incentiva o uso da terra de maneira harmônica e sustentável durante o ano, com adoção da prática de manejo e conservação de solo e da água como base para alcançar a sustentabilidade do sistema, além de contribuir na preservação do meio ambiente, e com isso proporcionando a melhoria da qualidade de vida do produtor rural e da sociedade como um todo, concorrendo para a redução de custos de produção com o aumento da renda.

 


EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Coordenadoria de Informática - Assessoria de Comunicação
BR 230 - KM 13,3 - CEP: 58.109-303 - Cabedelo - PB
Telefones: (83) 3218-8100 - (83) 3218-8101