Governo da Paraba

 

Orientadores Estratégicos

A EMATER PARAÍBA tem como negócio o Desenvolvimento Rural Sustentável. Tendo em vista o seu negócio, a EMATER PARAÍBA fundamentará suas ações nos seguintes Orientadores Estratégicos: 

 

Missão:

Contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento social, político, cultural e econômico dos agricultores familiares e demais públicos da extensão rural, por meio de Assistência Técnica e Extensão Rural participativa e educativa, visando alcançar patamares crescentes de sustentabilidade econômica e socioambiental no estado da Paraíba.


Visão para 2015:

Elevar a participação da agricultura familiar na formação do PIB paraibano, consolidando-se como empresa comprometida com o desenvolvimento rural sustentável e com processos de inclusão social, melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da cidadania no campo.


Valores:


Estratégicos (a serem disseminados junto aos nossos stakeholders):

 

Associativismo: Incentivaremos a construção e consolidação de formas associativas que, além de criar melhores formas de competitividade, são geradoras de laços de solidariedade e fortalecem a capacidade de intervenção coletiva dos atores sociais como protagonistas dos processos de desenvolvimento rural sustentável.


Capilaridade: Aumentaremos de forma planejada e sustentável, a participação efetiva da EMATER em todos os municípios do Estado da Paraíba, na execução de políticas e programas públicos voltados ao bem estar social, notadamente no âmbito da agricultura familiar e demais públicos da extensão rural.

 

Credibilidade: Atuaremos frente às demandas sociais, institucionais e funcionais com responsabilidade, honestidade e clareza nas relações e negociações, estabelecendo uma sólida base de confiança com o público interno e externo, atuando com dedicação, empenho e envolvimento e mantendo a confiança frente às adversidades.


Diversidade: Resgataremos, promoveremos e valorizaremos o conhecimento e o saber local como ponto de partida para ações transformadoras da realidade, centrando a nossa práxis no respeito aos diferentes sistemas culturais, na pluralidade, nas diferenças regionais e na diversidade socioeconômica e ambiental existente no meio rural.


Ética: Cumpriremos os princípios morais e éticos no relacionamento com nossos diferentes públicos, tendo por fundamento os pressupostos da governança corporativa.


Excelência: Aprimoraremos permanentemente os padrões de desempenho, para garantir eficiência, eficácia e efetividade na execução das nossas ações e na obtenção de resultados superiores, de modo a atender aos interesses e necessidades do público beneficiário.

 

Inclusão e equidade sociais: Não mediremos esforços para contribuir com o fortalecimento da agricultura familiar, a partir da melhoria da renda, da qualidade de vida e da promoção da cidadania no campo, assegurando a produção de alimentos limpos, com melhor qualidade biológica, e acessíveis ao conjunto da população.

 

Inovação: Somaremos à experiência e tradição acumuladas ao longo dos anos de atuação no negócio o compromisso com a inovação e a modernização tecnológica e de processos, de modo a nos mantermos na vanguarda em nosso campo de atuação. Procuraremos gerar produtos, serviços e idéias que se antecipem às demandas, pelo monitoramento continuado das ameaças e oportunidades internas e externas.

 

Parcerias: Fortalecereremos as atuais articulações de serviços de Ater e apoiaremos a organização de novas redes e arranjos institucionais necessários para ampliar e qualificar a oferta de serviços de Ater, visando alcançar patamares crescentes de sustentabilidade econômica e socioambiental.

 

Responsabilidade socioambiental: Seremos permantentemente comprometidos com o desenvolvimento rural sustentável, priorizando ações que levem à conservação e recuperação dos ecossistemas e ao manejo sustentável dos agroecossistemas, tendo os princípios da Agroecologia como eixo orientador das nossas ações e monitorando o seu impacto nas dimensões ética, social, política, cultural, econômica e ambiental da sustentabilidade. 

 

Transparência: Daremos visibilidade às nossas ações, resultados e aplicação dos recursos públicos, oferecendo todas as informações de interesse da sociedade, proporcionando maior controle social.

 

Valores de Processo (a serem compartilhados e vivenciados internamente):

 

Cooperação: Priorizaremos, na busca por resultados, o trabalho em equipe, o compartilhamento do conhecimento e a co-responsabilidade pelo cumprimento da nossa missão e execução das ações estratégicas.


Compromisso com resultados: Manteremos o foco em solução e o compromisso com a obtenção de resultados que atendam às necessidades dos grupos sociais prioritários e relevantes ao nosso negócio.


Comprometimento: Priorizaremos os interesses da empresa em detrimento dos interesses pessoais ou de grupos e atuaremos com foco na missão, visão e objetivos estratégicos organizacionais.


Comunicação: Zelaremos para que a comunicação interna seja clara, empática e afetiva, e para que os servidores tenham acesso às informações de modo fácil e ágil, encorajando-os a se sentirem confiantes e livres para exporem suas idéias


Criatividade: Manteremos um novo olhar sobre todas as coisas de modo a encontrar novas soluções, novos caminhos e novas perspectivas, mesmo diante de recursos limitados.


Desenvolvimento humano sustentável: Promoveremos o desenvolvimento continuado dos servidores, visando torná-los capazes de solucionar os mais diversos tipos de problemas em prol da satisfação dos publicos de interesse, em consonância com os conhecimentos e habilidades requeridos para a execução de ações compatíveis com a nova Política Nacional de Ater.


Domínio de Tecnologias: Incentivaremos e capacitaremos os nossos servidores a dominarem as tecnologias de base agroecológica e as voltadas para gestão.


Ética: Fundamentaremos as relações internas nos valores e princípios éticos que disciplinam a conduta do servidor público no exercício de suas funções, para encontrar o melhor modo de viver e conviver no ambiente de trabalho.


Foco em pessoas: Teremos sempre em mente que os servidores que compõem as nossas equipes de trabalho, bem como os nosso clientes finais, determinarão o futuro da empresa e que o desempenho da organização dependerá de colocarmos a capacitação, motivação, valorização, comprometimento e bem-estar dos mesmos, em primeiro lugar.

 

Foco em solução: Valorizaremos a iniciativa e a proatividade, que permitam à empresa se antecipar às mudanças externas, identificar prioridades, necessidades e expectativas dos públicos de interesse, de modo a concentrar investimentos e recursos no que é relevante para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

 

Parcerias: Buscaremos saberes, competências e recursos complementares, fora e dentro da Instituição, para fazermos mais e melhor em prol dos nossos clientes.

 

Pensamento sistêmico: Buscaremos sistematicamente a compreensão e o entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes da organização e suas conexões com o ambiente externo.

 

Respeito à diversidade: O tratamento dado aos nossos servidores será isonômico, procurando-se garantir direitos e oportunidades para todos, independentemente do cargo, etnia, cultura, gênero, credo e outras diversidades.

 

Responsabilidade sócio-ambiental: Monitoraremos permanentemente os impactos sociais e ambientais provocados pelas nossas práticas, com o compromisso de atuar internamente e externamente no sentido de disseminar e aplicar metodologias preventivas e educativas no âmbito social e ambiental.

 

Sentimento de pertença: Investiremos tempo e esforços planejados no sentido de renovar/resgatar o sentimento de pertença, a partir de estratégias de endomarketing e de ações que fortaleçam o vínculo emocional com a Instituição, em respeito e compromisso à sua história passada, presente e visão de futuro.


Objetivos Permanentes:

A EMATER–PB tem por objetivos permanentes, em consonância com sua missão:


Quanto à Imagem Institucional:


Aperfeiçoar os instrumentos de comunicação interna e externa para assegurar uma imagem e uma reputação favorável da empresa junto aos seus stakeholders.

 

Alinhar a imagem corporativa (o que a empresa parece ser) à sua identidade (o que a empresa é).

 

Construir e manter atualizado um manual de identidade corporativa que determine os usos do símbolo gráfico, das cores e as aplicações em diversas circunstâncias, de modo a preservar a marca e a identidade visual da empresa.

 

Quanto à forma de atuar:


Desenvolver ações múltiplas e articuladas de Assistência Técnica e Extensão Rural que viabilizem o desenvolvimento econômico equitativo e solidário e a sustentabilidade ambiental, econômica, social e cultural das comunidades rurais, com prioridade para a agricultura familiar.

 

Garantir a oferta permanente e contínua de serviços de Ater, que sejam presentes e atuantes em todos os municípios paraibanos, de modo a atender a demanda dos agricultores familiares do estado.

 

Contribuir para a melhoria da renda, da segurança alimentar e da diversificação da produção, para a manutenção e geração de novos postos de trabalho, em condições compatíveis com o equilíbrio ambiental e com os valores socioculturais dos grupos envolvidos.

 

Potencializar processos de inclusão social e de fortalecimento da cidadania, por meio de ações integradas, que tenham em conta as dimensões: ética, social, política, cultural, econômica e ambiental da sustentabilidade.

 

Estimular a produção de alimentos sadios e de melhor qualidade biológica, a partir do apoio e assessoramento aos agricultores familiares e suas organizações para a construção e adaptação de tecnologias de produção ambientalmente amigáveis, e para a otimização do uso e manejo sustentável dos recursos naturais.

 

Quanto ao relacionamento com o governo, clientes, fornecedores, parceiros e sociedade:


Viabilizar serviços de Ater que promovam parcerias entre instituições federais, estaduais, municipais, organizações não-governamentais e organizações de agricultores familiares e demais públicos de interesse, estimulando a elaboração de planos de desenvolvimento municipal, assim como a formação de redes solidárias de cooperação interinstitucional.


Estimular a participação da Ater nos processos de geração de tecnologias e inovações organizacionais, em relação sistêmica com instituições de ensino e de pesquisa, de modo a proporcionar um processo permanente e sustentável de fortalecimento da agricultura familiar.


Promover uma relação de participação e gestão compartilhada, pautada na co-responsabilidade entre todos os agentes do processo de desenvolvimento, estabelecendo interações efetivas e permanentes com as comunidades rurais.


Orientar estratégias que permitam a construção e valorização de mercados locais e a inserção não subordinada dos agricultores familiares e demais públicos da extensão no mercado globalizado, visando gerar novas fontes de renda.


Assegurar que as ações de Ater contemplem todas as fases das atividades econômicas, da produção à comercialização e abastecimento, observando as peculiaridades das diferentes cadeias produtivas.


Viabilizar ações de Ater dirigidas especificamente para a capacitação e orientação de mulheres e jovens rurais, visando estimular a sua permanência na produção familiar, de modo a assegurar o processo de sucessão.


Promover a valorização do conhecimento e do saber local e apoiar os agricultores familiares e demais públicos da extensão rural, no resgate de saberes capazes de servir como ponto de partida para ações transformadoras da realidade.


Buscar a integração das atividades de Ater com programas, projetos e outras iniciativas governamentais voltadas para o desenvolvimento rural sustentável na Paraíba.


Quanto ao relacionamento com o público interno (colaboradores):


Adotar o princípio da meritocracia para reconhecimento e valorização de seus servidores, a partir da gestão e avaliação de desempenho por competências.

 

Desenvolver e fomentar ações de capacitação, formação e qualificação do seu quadro de pessoal, notadamente dos que realizam ações de ATER diretamente nas comunidades rurais, de modo a formar profissionais para atuarem como agentes de desenvolvimento local, com condições de investigar, identificar e disponibilizar aos agricultores, demais públicos da extensão e pessoas que vivem no meio rural um conjunto de opções técnicas e sociais, compatíveis com as necessidades dos beneficiários e com o espaço territorial onde estejam inseridos.

 

Quanto à gestão:


Aperfeiçoar o processo de gestão da empresa considerando os indicadores sociais e de produção econômica dos municípios paraibanos.

 

Compatibilizar as políticas e linhas prioritárias de ATER definidas em âmbito estadual com a Política Nacional de ATER.

 

Identificar, captar e alocar recursos de outras fontes para viabilizar a sustentabilidade da empresa, a partir de convênios com outros ministérios e outras entidades governamentais e não governamentais, bem como junto a parceiros internacionais.

 

Garantir que os planos e programas de Ater sejam construídos a partir do reconhecimento das diversidades e especificidades étnicas, de raça, de gênero, de geração e das condições socioeconômicas, culturais e ambientais presentes nos agroecossistemas paraibanos.

 

Adotar o planejamento das ações com base nas dimensões econômicas, ambientais, sociais, culturais e políticas do desenvolvimento sustentável, num contexto de relações de trabalho e de vida.

 

Considerar a complexidade e o dinamismo dos sistemas e das cadeias de produção, assim como os limites econômicos e socioambientais em que se desenvolvem, de modo a contribuir para o redimensionamento, redesenho e uso adequado dos meios de produção disponíveis e ao alcance dos agricultores familiares e demais públicos da extensão rural.

 

Considerar as especificidades relativas a etnias, raças, gênero, geração e diferentes condições socioeconômicas e culturais das populações rurais paraibanas em todos os programas, projetos de Ater e atividades de capacitação.

 

Incorporar às ações de Ater os princípios da Economia Solidária e da Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

 

Promover abordagens metodológicas que sejam participativas e utilizem técnicas vivenciais, estabelecendo estreita relação entre teoria e prática, propiciando a construção coletiva de saberes, o intercâmbio de conhecimentos e o protagonismo dos atores na tomada de decisões.

 

Priorizar a gestão participativa e compartilhada entre representantes do governo federal, de instituições dos estados, entidades de representação da agricultura familiar e organizações representativas da sociedade civil que atuem na promoção do desenvolvimento rural sustentável no estado da Paraíba.

 


EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Coordenadoria de Informática - Assessoria de Comunicação
BR 230 - KM 13,3 - CEP: 58.109-303 - Cabedelo - PB
Telefones: (83) 3218-8100 - (83) 3218-8101