Governo da Paraba

Diretoria da Gestão Unificada reúne coordenadores regionais em Serra Branca

20150903105212

Os diretores da Gestão Unificada, integrada pela Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), coordenadores das 15 regionais e assessores, se reuniram nesta quinta-feira (3), em Serra Branca, no Cariri, para uma avaliação das atividades executadas. Foi um encontro que teve a participação de prefeitos, secretários municipais de agricultura, dirigentes de Associações Comunitárias Rurais e de Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) da região.

O Presidente da GU Nivaldo Magalhães falou sobre o trabalho da Gestão Unificada, que é integrada pela Emepa/Interpa/Emater, criada pelo Governador Ricardo Coutinho em janeiro deste ano através de Medida Provisória 230/2015. Vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca – Sedap - a GU é composta por um Presidente, um Diretor Administrativo e três Diretores-Técnicos de cada empresa integrante. As estruturas funcionais e jurídicas dos órgãos foram mantidas. Essa união administrativa visa uma maior celeridade das ações para o crescimento e fortalecimento da agropecuária e do desenvolvimento rural sustentável da Paraíba.

Na ocasião, o coordenador regional da Emater em Serra Branca Walmir Azevedo Pereira, que falou sobre as atividades em execução e a serem executadas em favor do agricultor familiar na região. Além das demandas nos municípios da região, foram discutidas as parcerias com as instituições financeiras como o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, como também questões relacionadas ao crédito fundiário, ao crédito rural, as chamadas públicas, a atuação do Grupo de Estudo Ambiental e Prospecção (Geap), e outras ações destinadas ao agricultor familiar.

20150903105213

O técnico Josemberg Batista fez uma apresentação do Contrato 178/13 MDA – Chamada Pública da Cadeia Produtiva do Leite que, na região, vem atendendo aos criadores e buscando o fortalecimento da caprinocultura. Também tomaram conhecimento sobre as ações executadas na região visando convivência com a estiagem. Neste sentido, entre outras ações, o Governo do Estado, por meio da Emater, já entregou kits de irrigação por energia solar, distribuição de mudas de frutíferas, raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, assistência aos produtores com pequenos plantios irrigados de palma, sorgo e capim elefante. Também nos municípios vem ocorrendo demonstrações e confecção de silagem com armazenamento em sacos para consumo animal em período de estiagem.

Outros técnicos fizeram apresentações de programas e ações executadas, a exemplo das pesquisas visando o fortalecimento da caprinocultura na Paraíba e do zoneamento genético da bovinocultura da Paraíba executados pela Emepa e, também, acerca do programa fundiário trabalhado pelo Interpa.

EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Coordenadoria de Informática - Assessoria de Comunicação