Governo da Paraba

 

Notícias

Governo realiza leilão de gado durante exposição de animais na Capital

DSC 0697-gado-Sindi-270x202-1Os criadores que desejarem melhorar o plantel bovino terão uma boa oportunidade para adquirirem animais das raças Gir, Sindi e Guzerá, com o alto padrão da genética desenvolvida pela Emepa, durante a realização do leilão promovido pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, no dia 26 deste mês, às 11h, no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, durante a exposição de animais que acontecerá no local.

 

 

Jornada de inclusão demonstra ações de convivência com estiagem para agricultores

emater-agricultores-na-jornada-de-estiagem-1-270x191A realização da 4ª Jornada de Inclusão Produtiva na regional de Serra Branca, ocorrida na sexta-feira (28), em Sumé, foi um momento para os agricultores familiares tomarem conhecimento sobre as ações que vêm sendo executadas visando a convivência com a estiagem e o acesso às políticas públicas que ajudarão na melhoria da qualidade de vida.

 

 

Gestão Unificada apresenta Portal

Reunião1A diretoria da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emeter, apresentou na manhã desta segunda-feira (31), no auditório do Interpa, a nova estrutura do Portal da GU,que traz a nova marca da empresa criada em janeiro deste ano pelo Governador Ricardo Coutinho, por meio de Medida Provisória, visando a centralização das ações de pesquisa, crédito fundiário e extensão rural.

 

 

Agricultores de Santa Cecília comemoram instalação do primeiro biodigestor do município

CAM00648-1Agricultores Familiares de Santa Cecília, região administrativa da Emater de Campina Grande, inauguraram nessa quarta-feira (26), o primeiro biodigestor instalado no município, uma tecnologia simples, de baixo custo, que permite transformar esterco de animais em gás de cozinha, através da decomposição de esterco com ações de bactérias anaeróbicas. O evento aconteceu na comunidade Zé de Moura, de propriedade da agricultora Diana Dias de Albuquerque e contou com a participação de autoridades locais, extensionistas e técnicos da ONG Diaconia, que colaboraram nas etapas de construção, demonstração e funcionamento da tecnologia.

 

 

Governo da Paraíba discute Programa de Aquisição de Alimentos na Modalidade compra Institucional

20150827054419O Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), está articulando com cooperativas e associações o início do Programa de Aquisição de Alimentos – Modalidade Compra Institucional. Para tanto, promove uma série de reuniões com presidentes de associações comunitárias rurais e de cooperativas da agricultura familiar, com o objetivo de analisar e discutir estratégias de fornecimento ao programa bem como realizar um levantamento da produção para comercialização. A ação tem parceria da Secretaria Executiva da Segurança Alimentar e Economia Solidária.

 

 

Emepa e Embrapa criam sistema para recuperar ecossistema que ajuda convivência no Semiárido

DSC 0737O Governo do Estado, por meio da Emepa, empresa da Gestão Unificada Interpa/Emepa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), e a Embrapa Solos, firmaram parceria para implantar o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), que consiste em uma alternativa de renda, conservação de solo e recuperação das pastagens visando a convivência no Semiárido, mesmo em períodos de longas estiagens. As pesquisas são desenvolvidas em duas Estações Experimentais da Emepa: Alagoinha e Umbuzeiro.

 

 

Governo do Estado intensifica crédito fundiário e garante terra para agricultores familiares

10712929 747174575386949 5352572229873621394 n-270x202-1Os trabalhos relacionados a visitas nos imóveis rurais a serem beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) estão intensificados no Estado. A ação, executada pelo Instituto de Terras e Planejamento Agrícola (Interpa) e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), órgãos integrantes da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), atende orientação do governador Ricardo Coutinho de promover, até o final de 2015, a contratação de 40 operações de crédito e assentar cerca de 150 famílias agricultoras no Estado, com recursos da ordem de R$ 6 milhões.

 

 

Governo realiza Dia de Campo para estimular produção de algodão colorido

4-algodao-21-08-270x202-1O cultivo do algodão colorido na região do Vale do Paraíba vai ser discutido durante o Dia de Campo que vai acontecer no dia 10 de setembro, na Comunidade Canto Alegre, no Assentamento Campos, em Salgado de São Felix. O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, como forma de incentivar a ampliação de área plantada dessa cultura, criando com isso oportunidade trabalho e renda para o agricultor familiar.

 

 

Governo e Banco do Nordeste discutem operacionalização de crédito rural na Paraíba

emater-e-BNB-discute-operalizacao-de-credito-rural-na-paraiba-3-270x191Para discutir e nivelar procedimentos de operacionalização do crédito rural na Paraíba perante o Banco do Nordeste, o Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), reuniu, na manhã desta quinta-feira (20), na sede do Instituto de Terras e Planejamento Agrícola (Interpa), gerentes do BNB e coordenadores das 15 regionais da Emater-PB no Estado.

 

 

Governo incentiva agroecologia e garante alimentação saudável na Paraíba

emater-paa-incentivo-agroecologia-alimento-saudavel-na-pb-3A adoção de práticas de cultivo de alimentos orgânicos está se expandindo na Paraíba, levando extensionistas a se aperfeiçoarem por meio de cursos, e agricultores familiares a se credenciarem para o fornecimento a programas institucionais como PAA e PNAE. Trata-se de uma ação do Governo do Estado, executada pela Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap).

 

 

Governo promove encontro de jovens rurais para troca de experiências e debate de políticas públicas

Jovens rurais assessorados pela Emater PB, procedentes das 15 regiões administrativas da empresa no Estado, participaram durante esta terça-feira (18), na sede do órgão na estrada de Cabedelo, do Encontro da Juventude Rural, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

 

 

 


EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba

Coordenadoria de Informática - Assessoria de Comunicação
BR 230 - KM 13,3 - CEP: 58.109-303 - Cabedelo - PB
Telefones: (83) 3218-8100 - (83) 3218-8101